quinta-feira, 5 de junho de 2008

BIOGRAFIA PROIBIDA DO REI ROBERTO CARLOS


Pela primeira vez, o cantor e compositor Roberto Carlos, maior ídolo da música popular brasileira, tem sua trajetória revelada sem cortes. Após uma exaustiva pesquisa e quase duas centenas de entrevistas exclusivas, o historiador Paulo Cesar de Araújo analisa os momentos marcantes vividos pelo artista: da infância difícil em Cachoeiro de Itapemirim aos primeiros passos no Rio de Janeiro; do início do sucesso nos anos 60 à consagração como cantor romântico de projeção internacional, vencedor do Festival de San Remo de 1968. Além de explicar o fenômeno Roberto Carlos, o livro também relata como nasceram canções como “Detalhes”, “Emoções”, “Outra vez”, “Quero que vá tudo pro inferno” e vários outros hits que fazem parte da memória afetiva de milhões de brasileiros.

Infância:
Nascido no interior do Espírito Santo, Roberto Carlos é o quarto e último filho do relojoeiro Robertino Braga e da costureira Dona Laura Moreira Braga. A família Braga morava no bairro do Recanto, numa casa modesta no alto de uma ladeira e os demais membros da família eram: Lauro Roberto Braga, Carlos Alberto Braga e Norma Moreira Braga, que Roberto Carlos carinhosamente chamava de Norminha.
Apelidado na infância como "Zunga", ainda criança aprendeu a tocar violão e piano - a princípio com sua mãe e, posteriormente, no Conservatório Musical de Cachoeiro do Itapemirim. Seu ídolo na época era Bob Nelson, um artista brasileiro que se vestia de cowboy e cantava músicas "country" em português. Incentivado pela mãe, Roberto Carlos cantou pela primeira vez em um programa infantil na Rádio Cachoeiro de Itapemirim, aos nove anos. Ele se apresentou cantando o bolero "Amor y más amor". Com prêmio pelo primeiro lugar, Roberto Carlos recebeu balas. O cantor recordaria anos depois o momento, relatado na obra "Roberto Carlos em Detalhes", de Paulo Cesar de Araújo: "Eu estava muito nervoso, mas muito contente de cantar no rádio. Ganhei um punhado de balas, que era como o programa premiava as crianças que lá se apresentavam. Foi um dia lindo." Então, tornou-se presença assídua do programa todos os domingos.

Depois de alguns meses de briga judicial, na semana passada o cantor conseguiu que os exemplares fossem recolhidos das livrarias.


Tamanho: 3,2 Mb
Páginas: 580
Formato: Rar

Nenhum comentário: